
Cirurgias de Hérnias e Parede abdominal
Hérnia Umbilical:
É a protrusão do conteúdo intra-abdominal, através de um defeito da parede abdominal na região da cicatriz umbilical; Além do incômodo estético, o paciente pode apresentar: dor aos esforços, aumento progressivo do conteúdo herniado, e por vezes o encarceramento deste conteúdo – situação que pode exigir uma abordagem cirúrgica de urgência.
Como identificar?
Abaulamento na região umbilical que piora aos esforços.
Tratamento – O tratamento desta hérnia é sempre cirúrgico, idealmente em uma abordagem eletiva (programada). A recuperação pós-operatória é breve, com rápido retorno às atividades de vida diária.
Hérnia Inguinal:
É a protrusão do conteúdo intra-abdominal através de um defeito da parede abdominal na região inguinal. Pode provocar sintomas como dor, sensação de peso ou incômodo na região afetada. Assim como a hérnia umbilical, caso não seja tratada corretamente, pode complicar com o encarceramento do conteúdo e necessidade de abordagem cirúrgica de urgência.
Como identificar?
Abaulamento na região da virilha, de um ou dos dois lados, podendo ser associado à dor local.
Tratamento – O tratamento desta hérnia é sempre cirúrgico e requer a colocação de uma tela para reforço da parede abdominal. A recuperação pós-operatória é breve, principalmente quando realizada por via minimamente invasiva.
Outras hérnias:
A parede abdominal pode apresentar fragilidades em diversos outros pontos, principalmente em homens, pacientes idosos ou submetidos à uma incisão cirúrgica previamente. O tratamento geralmente é cirúrgico e pode requerer a colocação de uma tela para reforço da parede abdominal.
Envie sua dúvida


Dra. Carla Moisés
Cirurgia do Aparelho Digestivo em Campinas
Promover um atendimento individualizado, proporcionando ao paciente o melhor tratamento disponível, com amplo suporte durante toda sua jornada de cuidado.”
A Dra. Carla Moisés é especialista em doenças do aparelho digestivo, com residência médica em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo pela UNICAMP.

